Cripto 101: Carteiras

Carteiras são dispositivos eletrônicos, digitais ou físicos que armazenam as chaves privadas necessárias para o envio de criptoativos, ou contém orientações para a geração das chaves privadas.

Imagem: Vlada Karpovich

Carteiras tradicionais x Carteiras de Cripto

Criptomoedas e a tecnologia de Blockchain são conceitos ainda muito novos especialmente se comparados com conceitos como dinheiro e ouro. Assim, para explicar o funcionamento dessas novas tecnologias é necessário realizar empréstimos de termos com o qual as pessoas estejam familiarizadas. Um desses termos é Carteira.

O conceito de carteira, como nossos bisavós conheciam, é bem simples: um dispositivo no qual é possível carregar dinheiro e documentos. Com o surgimento de novas tecnologias, as carteiras passaram a comportar talões de cheque e posteriormente cartões de crédito e débito.

Então uma carteira cripto é um dispositivo onde eu carrego minhas criptomoedas? NÃO.
As Carteiras de Cripto, também chamadas de Wallets, são dispositivos que carregam as chaves privadas necessárias para o envio de criptomoedas ou, como no caso das Carteiras de Papel, são dispositivos com instruções para a geração dessas chaves privadas. Algumas carteiras permitem a assinatura de transações.

Aplicativo de Corretora x Carteira de Cripto

Apesar de permitir o envio e recebimento de criptomoedas, os aplicativos de corretoras de cripto NÃO são carteiras pois o usuários NÃO tem custódia das chaves privadas necessárias para realizar as movimentações. Nos aplicativos de corretora, as chaves privadas ficam com as corretoras. Quando você envia criptomoedas a partir de um aplicativo de corretora na verdade a corretora manda  as criptomoedas por você, pois somente a corretora tem acesso à chave privada.

Há um adágio famoso no mundo cripto que diz "Not Your Keys, Not Your Coins", que pode ser traduzido como "Se você não possui as chaves, você não possui as moedas". Dito de outro modo: se você não possui as chaves privadas significa que você não pode mover as moedas, logo você não é o dono real das moedas.

Carteira Fria x Carteira Quente

Carteira Quente é uma carteira que está conectada à internet. Oferece certa comodidade e funcionalidades por estar online. Mas devido a sua natureza online, é menos segura. Não significa que sejam ruins, apenas que a comodidade vem às custas da privacidade e anonimato.

Carteira de Papel

Um dos tipos mais básicos de carteira é a chamada carteira de papel. A carteira de papel é literalmente um pedaço de papel com anotações, ou texto impresso, ou QR code impresso.

A carteira de papel pode possuir a chave privada que permite a movimentação de criptomoedas, ou instruções para a geração da chave. O mecanismo mais comum de geração de chaves privadas é o Seed Phrase, um conjunto de 12 ou 24 palavras que pode ser usado num software para gerar a chave privada e seus endereços públicos para recebimento de moedas.

Além da Seed Phrase é possível criar uma Pass Phrase - uma senha - para aumentar ainda mais a segurança.

Carteiras De Hardware

As carteiras de hardware são um outro tipo de carteiras frias. São dispositivos eletrônicos no qual são armazenadas chaves privadas e muitas permitem a assinatura de transações. Uma carteira de hardware pode ser algo simples como um pen drive com um arquivo contendo a chave privada, ou pode ser algo mais elaborado com hardware e software projetados para serem carteiras de cripto. Há vários fabricantes de carteiras de hardware e há projetos gratuitos para quem quiser construir sua própria carteira de hardware.

Carteira Air-Gapped

Algumas carteiras de hardware possuem a característica de nunca se conectarem à internet e de nunca se conectarem diretamente a outro equipamento por meio de cabos ou conexões sem fio. Essas carteiras que ficam isoladas recebem a denominação de Air-gapped. Esse nome é um empréstimo da ciência da computação que diz respeito a máquinas que não estão conectadas a outras máquinas ou em rede.

Qual o melhor tipo de carteira?

Não existe um tipo melhor de carteira. Cada tipo de carteira oferece vantagens e desvantagens.
Se seu objetivo é criar uma carteira na qual suas criptomoedas fiquem seguras e que seu acesso seja difícil, uma Carteira de Papel é sua melhor opção. Se você quer apenas acompanhar saldos de endereços conhecidos, uma Carteira de Monitoração é o ideal. Se você quer realizar operações diárias de pequenas quantias, uma Carteira Quente pode te servir bem. E por aí vai...

Saiba mais

Postagem Anterior Próxima Postagem