Empreendedor Cripto é eleito Primeiro Ministro de Liberland, autoproclamada micronação com menos de 7 km² de território criada em 2015.
![]() |
Justin Sun, Liberland. Imagem: Café com Cripto, Coindesk |
O fundador da Tron (TRX) Justin Sun acaba de ser eleito Primeiro Ministro de Liberland - uma micronação localizada na fronteira entre Croácia e Sérvia - após resultado de eleições da autoproclamada nação no último dia 5 de Outubro.
Além de Sun, o empresário Evan Luthra, o jornalista Jillian Godsi, o ex-político croata Ivan Pernar e o profissional de T.I. Dorian Stern Vukitić foram eleitos para o Congresso de Liberland.
Network States
Liberland opera num modelo de Nação Decentralizada, ou Network State, no qual membros distribuídos geograficamente pelo mundo operam como um estado soberano por meio de território privado e tecnologia blockchain.
Críticos alegam que é preciso mais do que apenas tecnologia blockchain para manter a soberania de uma nação decentralizada, como por exemplo a defesa das fronteiras contra avanços de nações maiores e militarmente mais poderosas.
Processo Democrático
Apesar do termo "democrático" ser usado para descrever as eleições de Liberland, o sistema de governo da autodeclarada micronação permite e incentiva a compra de votos. Compra de votos não no sentido tradicional - e ilegal - mas por meio da dinâmica interna de governança da micronação. Ao realizar contribuições à nação seja por meio de feitos, doações ou outros envolvimentos cívicos, ganha-se tokens de "mérito", LLM, e esses tokens na prática te dão direito a voto.
O que a eleição de Justin Sun significa?
É necessária uma investigação mais aprofundada sobre a origem dos votos de Justin Sun, mas é seguro deduzir que o fundador da Tron, uma das redes de blockchain que mais vem crescendo em tempos recentes, investiu uma boa grana na própria eleição, assim como os demais eleitos.
via Coin Telegraph