Blockchain é um livro-razão compartilhado, permanente e imutável que facilita o processo de registro de transações e rastreamento de ativos em uma rede.
![]() |
Imagem: Bing AI |
O que é Livro Razão?
Livro Razão é um termo de finanças que se refere aos registros contábeis (dinheiro que entra e dinheiro que sai) em ordem cronológica de todas as transações registradas no Livro Diário. O Livro Diário registra todos os fatos contábeis de uma empresa na medida em que acontecem seguindo o método das partidas dobradas (para cada débito há um crédito correspondente, e vice-versa).
O Livro Razão permite controlar todas as contas contábeis separadamente. Esse controle permite apurar saldos, resultados e o histórico dos ativos transacionados.
A Blockchain é uma espécie de Livro Razão, isto é, uma coleção de registros em ordem cronológica das transações entre endereços da própria Blockchain. A blockchain pode ser descentralizada, como a do Bitcoin.
Para garantir a segurança da rede, o Blockchain não pode ser alterado, deve ser permanente e as transações devem ser públicas.
Todas as transações na Blockchain são públicas?
Sim. Todas as transações na Blockchain são públicas, isso reduz a necessidade de confiar na rede, basta verificar se a transação ocorreu.
Por que a Blockchain tem este nome?
A Blockchain recebe este nome pois as transações não são registradas individualmente, mas em lotes, ou blocos, de transações. Uma vez fechado o bloco, este é inserido no fim blockchain, coom referência para o bloco que o precedeu.
Assim os blocos em série, ou em cadeia (chain), formam a Blockchain.
Qualquer um pode inserir blocos na Blockchain?
Não. Apenas os mineradores inserem blocos na Blockchain.
Por que os mineradores inserem blocos na Blockchain?
Quando um minerador vence a disputa pelo direito de fechar o próximo bloco ele é recompensado com a emissão de novos Bitcoins. Essa é a forma como os bitcoins são criados: recompensando trabalho de computadores operando a Blockchain.