KYC significa "know your customer" e é utilizado para identificar empresas que exigem identificação do usuário por meio de documentos de identidade como RG ou Social Security Number.
No-KYC identifica empresas e plataformas que não requerem documentos de identificação do usuário.
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Imagem: Bing AI |
Com a popularização dos ativos digitais e das plataformas de cripto há um esforço cada vez maior para sua regulamentação e adequação às normas de cada país. A identificação dos usuários (KYC) tem suas vantagens e desvantagens, que estão listadas abaixo.
Vantagens do KYC
Em caso de perdas ou roubos, comprovar propriedade sobre ativos auxilia nas investigações e aumenta as chances de reaver os ativos roubados.
Comprovar a origem de ativos digitais pode ser necessário em certos casos como auditoria fiscal, ou como meio de comprovar origem de dinheiro.
Alguns países exigem KYC, logo, empresas que atuam nesses países e praticam KYC estão em conformidade com as leis locais.
Desvantagens do KYC
Os dados do usuário podem ser vazados em caso de um ataque hacker tendo não apenas seu histórico de compras e os ativos da plataforma expostos, mas também dados e documentos pessoais, o que expõe o usuário a mais riscos de fraude.
KYC permite rastrear ativos digitais até seu dono, e isso coloca o usuário na mira de ditadores e possíveis criminosos que tenham acesso a essas informações.
Saiba mais
Informações sobre plataformas e serviços no-KYC podem ser encontradas no site KYC not me, em inglês.