O plano é criar uma CBDC caso bancos privados falhem em inovar no setor de pagamentos e moedas digitais.
![]() |
Imagem: Café com Cripto |
O Banco da Inglaterra alertou que poderá implementar uma CBDC (moeda digital) caso os bancos comerciais não consigam acompanhar a evolução dos pagamentos digitais. Durante uma palestra na Conferência Anual do Grupo dos Trinta em Washington, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, enfatizou a importância de modernizar o sistema financeiro, especialmente pagamentos internacionais e por atacado.
Bailey destacou que, embora os bancos comerciais sejam os mais adequados para impulsionar inovações em pagamentos de varejo, uma CBDC pode ser necessária se eles falharem em inovar. Ele afirmou: "Se a inovação não ocorrer, os bancos centrais terão que decidir se são a única opção. Isso justifica por que devemos continuar nos preparando para uma CBDC de varejo."
O governador também mencionou que os bancos centrais devem estimular e, se necessário, fornecer inovações, sem adotar uma postura de controle sobre o assunto. O BOE está monitorando de perto as tendências em tecnologias de pagamento e preferências dos usuários. Bailey afirmou que "para que o dinheiro dos bancos comerciais funcione efetivamente, ele deve acompanhar as necessidades de seus usuários."
Embora o governador prefira que os bancos comerciais liderem as inovações, ele reconheceu que a falta de progresso pode levar os bancos centrais a se tornarem a única alternativa para a inovação em pagamentos de varejo. Essa possibilidade não é desejada por Bailey, mas ele acredita que não pode ser descartada.
via Bitcoin.com