Satoshi Nakamoto é o pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin no seu artigo explicando o Bitcoin para o mundo e em discussões a cerca de criptomoedas, privacidade e criptografia.
Imagem: Newsweek |
Pseudônimo
Desde o início das discussões online o uso de pseudônimos é prática comum na internet. Em parte por ser uma oportunidade para expressão pessoal, em parte por proteger a identidade do usuário, em parte por conveniência.
Na época da publicação do artigo apresentando o Bitcoin para o mundo, o autor do artigo já usava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto em discussões sobre dinheiro eletrônico e criptografia.
O significado do pseudônimo é desconhecido.
Primórdios do Bitcoin
Satoshi Nakamoto programou a implementação v0.1 do Bitcoin e realizou as primeiras minerações de blocos. Inicialmente se comunicava com outros desenvolvedores por meio de listas de e-mail, mas decidiu criar um forum, o BitcoinTalk, para centralizar as discussões.
As carteiras de Satoshi Nakamoto estão paradas desde 2011, quando entregou o projeto Bitcoin à comunidade e parou de contribuir com o projeto.
Quantos bitcoins Satoshi Nakamoto possui?
Dada a natureza anônima dos endereços de Bitcoin não é possível estimar com exatidão quantos bitcoins o idealizador da criptomoeda possui, ou quantos endereços ele utilizava. No entanto é possível estimar os endereços usados por Satoshi Nakamoto no início da rede Bitcoin, uma vez que havia menos máquinas trabalhando na rede.
Levando tudo isso em conta, estima-se que Satoshi Nakamoto possua algo próximo de 1.1 milhões de BTC, valendo algo próximo a US$70 bilhões, ou R$378 bilhões no momento da redação deste artigo (Outubro de 2024).
Quem é Satoshi Nakamoto?
A identidade real do criador do Bitcoin é debate constante nos círculos de entusiastas e desenvolvedores de criptomoedas. Todos os anos é possível encontrar ao menos um artigo ou vídeo que causou algum burburinho por fazer alegações sobre a identidade de Satoshi Nakamoto.
Há também as pessoas suspeitas de serem Satoshi Nakamoto seja por seu envolvimento com a tecnologia blockchain, discussões cypherpunk ou autoproclamados criadores do Bitcoin.
Pessoas que alegam serem Satoshi Nakamoto
Craig Wright
Em 2015 a revista Wired publicou matéria alegando que Craig Wright era Satoshi Nakamoto, e o mesmo reivindica para si esta identidade desde então. Desde 2019 Wright vem processando quem o chama de fraude e tentou registrar no seu nome o paper que deu origem ao Bitcoin e o código fonte versão 0.1.
Jörg Molt
Em 2019 Jörg Molt, um ex-DJ alemão alegou ser Satoshi Nakamoto, Co-fundador do Bitcoin. Molt se envolveu em inúmeros projetos, dentre eles a Satoshi School, onde ensina sobre Bitcoin e Blockchain.
Pessoas que negam serem Satoshi Nakamoto
Nick Szabo
O criptógrafo criador do conceito de contratos inteligentes é um dos principais candidatos a Satoshi Nakamoto. Entre 1998 e 2005 Szabo desenvolveu um mecanismo de moeda descentralizada chamado bit gold, visto por muitos como um precursor direto do Bitcoin.
Szabo nega ser Satoshi Nakamoto.
Len Sassaman
Leonard Harris Sassaman, um cypherpunk - pioneiros da privacidade computacional - é outro nome que muitos acreditam ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Estudou com com David Chaum, inventor do blockchain. Sassaman trabalhou em projetos como o GNU Privacy Guard e fundou a SaaS Osogato com sua esposa, Meredith Patterson.
Em 2011, enquanto realizava doutorado em engenharia elétrica na Bélgica, Len Sassaman cometeu suicídio, e morreu aos 31 anos de idade.
Patterson, esposa de Sassaman, alega não acreditar que o finado marido seja Satoshi Nakamoto.
Hal Finney
Em 2014 Hal Finney faleceu devido a complicações decorrentes de Esclerose Lateral Amiotrófica. Seu corpo foi congelado para o futuro, seja lá o que isso signifique.
Dorian Prentice Satoshi Nakamoto
Em 2014 o tabloide Newsweek fez uma matéria alegando que Satoshi Nakamoto não era um pseudônimo, mas o nome de um físico e engenheiro da Califórnia.
Em diversas ocasiões Dorian Prentice Satoshi Nakamoto nega ser o criador do Bitcoin e alega que a matéria do Newsweek atrapalhou sua busca por emprego. Na época da matéria, Dorian estava procurando emprego.
Apesar disso, Dorian é convidado recorrente em eventos de Cripto e sua foto é a imagem mais sugerida quando se pesquisa por fotos do criador do Bitcoin na internet. Inclusive, sua foto ilustra este artigo.