Aumento de imposto sobre ganhos com Bitcoin tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos no país, mas pode afastar investidores.
Imagem: Bing AI |
O governo italiano planeja elevar o imposto sobre os lucros com criptomoedas, como o Bitcoin, de 26% para 42%, segundo o vice-ministro das Finanças, Maurizio Leo. A justificativa para essa ação está no crescimento da popularidade das criptomoedas no país, e faz parte das estratégias do orçamento de 2025 para aumentar as receitas do estado italiano. A determinação partiu do gabinete da primeira-ministra Giorgia Meloni e tem como objetivo adequar a tributação das criptomoedas.
Esse aumento vem após a introdução de imposto sobre lucros em operações com criptomoedas para transações acima de 2000 Euros. Anteriormente as criptomoedas recebiam taxação semelhante a moedas entrangeiras, e os impostos sobre elas eram menores.
A adesão da Itália ao Crypto-Asset Reporting Framework (CARF) da OCDE demonstra seu compromisso com o estabelecimento de um novo padrão global de compartilhamento de dados fiscais sobre criptomoedas. A partir de 2027, os países que assinaram o acordo terão que implementar as novas normas para combater a evasão fiscal nas plataformas de criptomoedas.
Opinião
Imaginem nosso editor falando palavrões bem feios, bem cabeludos. Nossa opinião são apenas ofensas ao governo italiano.