EUA Fica Para Trás Na Adoção De Stablecoins

Volume de stablecoins negociadas em corretoras dos EUA caiu de 50% em 2023 para 40% em 2024.

Imagem: Bing AI

De acordo com um relatório da Chainalysis, a participação de atividades relacionadas a stablecoins em exchanges reguladas nos EUA diminuiu de aproximadamente 50% em 2023 para menos de 40% em 2024, indicando que os Estados Unidos perdem terreno na adoção global de stablecoins. Por outro lado, as plataformas de negociação internacionais testemunharam um crescimento na utilização de stablecoins, alcançando mais de 60% de participação em 2024.

A diminuição da presença dos EUA não significa necessariamente que haja uma diminuição significativa do uso de stablecoins no país, mas mostra o aumento rápido do uso dessas moedas em mercados emergentes e fora dos EUA. A necessidade mundial de ativos garantidos em dólares americanos, principalmente em nações com acesso restrito a stablecoins, tem sido o principal motivador dessa transição.

Stablecoins como USDT e USDC são fundamentais para reserva de valor além de simplificarem transações em países como Argentina, Turquia e Vietnã. No entanto, a falta de clareza nas regulações sobre criptomoedas nos Estados Unidos possibilita a centros financeiros como os da Europa e dos Emirados Árabes Unidos atraírem projetos de stablecoins devido a regulamentações claras e mais vantajosas.

Essa situação gera pressão nos membros do congresso americano, já que o país corre risco de perder domínio sobre o mercado global de stablecoins caso não criem regulações claras para esses ativos o quanto antes.

via Coin Telegraph

Postagem Anterior Próxima Postagem