88,7% dos Blocos de Ethereum Nas Primeiras Semanas de Outubro Foram Produzidos Por Apenas 2 Builders

88,7% dos blocos de Ethereum na mainnet criados nas primeiras semanas de Outubro foram produzidos por Beaverbuild e Titan Builder.

Imagem: Bing AI

Nas primeiras 2 semanas de Outubro, mais de 88% dos blocos criados na mainnet de Ethereum foram criados por apenas 2 builders. Isso levanta preocupações sobre uma possível centralização do poder sobre a rede. Beaverbuild e Titan Builder produziram mais de 88% dos blocos durante este período, o que pode afetar a descentralização e a segurança da rede.

Esse acúmulo de blocos acontece devido ao aumento no fluxo de ordens privadas (Private Order Flow, XOF), negociados exclusivamente por apps específicos. Isso diminui a concorrência entre construtores de blocos, restringindo o grupo de transações compartilhadas e podendo resultar em priorização de algumas transações.

Ryan Lee, Chefe de Análise da Bitget Research, defende que, embora possa haver centralização, a estrutura fundamental do Ethereum — com a distinção entre o proponente e o construtor — restringe o impacto direto dessa centralização. O responsável por escolher o bloco mais lucrativo para validação (proponente) não tem acesso ao conteúdo específico das transações propostas, o que impede os construtores de tomarem decisões arbitrárias sobre prioridades ou exclusões de transações.

Para outros analistas como o engenheiro de software Kishan Kumar, isso é motivo de preocupações sobre a possibilidade de construtores poderosos explorarem o valor extraível máximo (MEV), o que poderia resultar na reordenação de transações para aumentar seus ganhos, comprometendo o princípio da descentralização.

Para reduzir essas ameaças, alguns membros da comunidade Ethereum argumentam que é crucial reforçar a resistência à censura da rede. Apesar de haver estudos em andamento visando aprimorar essa questão, a centralização pode tornar-se mais problemática com o aumento da utilização de fluxos de ordens privadas (XOF).

via Coin Telegraph

Postagem Anterior Próxima Postagem