Esse número reflete o interesse crescente das pessoas comuns pelo Bitcoin e criptomoedas.
![]() |
Imagem: Café com Cripto |
O recente aumento da demanda por ETFs de Bitcoin tem sido fortemente impulsionado por investidores de varejo, que representam cerca de 80% do mercado desses produtos, de acordo com estudo da Binance. Isso reflete o interesse crescente do público geral em criptomoedas, impulsionado pela acessibilidade e pela segurança regulatória oferecida pelos ETFs.
Desde o lançamento dos ETFs de Bitcoin em janeiro de 2024, o mercado recebeu mais de US$ 21 bilhões em aportes nos últimos dez meses. No entanto, boa parte desse valor corresponde a transferências de criptomoedas de carteiras digitais para os ETFs — evidenciando uma preferência dos investidores de varejo por um ambiente mais regulado. Com os ETFs, investidores individuais encontram uma forma simplificada de expor-se ao BTC, sem as complexidades e riscos associados ao armazenamento em blockchain.
Além da adesão dos investidores de varejo, o mercado de ETFs de Bitcoin também começa a atrair interesse institucional. Embora o volume de investimentos institucionais seja ainda modesto, ele está em crescimento, especialmente entre fundos de hedge e consultores financeiros. Grandes instituições financeiras, como a Vanguard, mantêm, no entanto, uma postura cautelosa. O CEO da Vanguard, Salim Ramji, reiterou a decisão de não lançar ETFs de criptomoedas, refletindo a hesitação de algumas empresas tradicionais em relação a este mercado.
A Binance aponta que, apesar da volatilidade e das incertezas sobre a liquidez global, a expectativa é de um aumento gradual das alocações institucionais em Bitcoin, especialmente à medida que o mercado amadurece e estabiliza.
via Criptofacil.