Lobby Cripto se mostrou eficiente nestas eleições.
![]() |
Imagem: Stand With Crypto |
As eleições de 2024 nos Estados Unidos consolidaram o avanço de candidatos pró-cripto, com vitórias em quase todos os estados, segundo o Stand With Crypto (SWC), da Coinbase. Apenas Novo México, Alasca, Havaí, Vermont e Maine não elegeram representantes com posicionamento favorável ao setor. Na Câmara dos Representantes, foram eleitos 247 candidatos pró-cripto contra 113 anti-cripto. No Senado, 15 candidatos pró-cripto venceram, enquanto 10 anti-cripto garantiram cadeiras.
Os defensores da criptomoeda contribuíram com mais de US$ 206 milhões em doações, com grandes aportes direcionados ao Fairshake, um super PAC pró-cripto. Esses recursos ajudaram candidatos como Bernie Moreno, que venceu o democrata Sherrod Brown em Ohio, retirando uma voz anti-cripto do Senado e adicionando uma favorável ao setor. Essa vitória é significativa, pois Brown é aliado de Gary Gensler, presidente da SEC, que tem adotado uma postura rígida contra empresas de criptomoedas.
Além de Ohio, outras disputas do Senado também favorecem candidatos pró-cripto. Tim Sheehy lidera em Montana contra Jon Tester, e, na Pensilvânia, Dave McCormick está em empate técnico com Bob Casey. Em Massachusetts, no entanto, Elizabeth Warren, conhecida por sua oposição às criptomoedas, venceu John Deaton, defensor da cripto e conhecido por seu apoio aos detentores de XRP na disputa judicial contra a SEC.
Esses resultados fortalecem a presença pró-cripto no Congresso, gerando otimismo sobre uma regulamentação mais favorável ao setor nos EUA.
via Coin Telegraph