Bitcoin em Risco: Ataque Vampiro Ameaça Rede

Ataque previsto por Satoshi Nakamoto retira valor e usuários da rede principal.

Imagem: Bing AI

Duo Nine, fundador da Your Crypto Community, alertou que o Bitcoin enfrenta um "ataque vampiro," uma ameaça que o próprio Satoshi Nakamoto previu. Esse tipo de ataque ocorre quando grandes quantidades de bitcoin são usadas fora de sua blockchain nativa, em finanças descentralizadas (DeFi) ou em fundos negociados em bolsa (ETFs), reduzindo a liquidez e o valor movimentado diretamente na rede do Bitcoin.

Segundo Nine, cada vez mais investidores mantêm seus bitcoins parados em carteiras de custodiantes ou transferem para outras blockchains, onde os ativos são "empacotados" e geram lucros fora da rede principal do Bitcoin. Esse processo retira o valor da rede principal e enfraquece os incentivos para os mineradores. Isso somado à diminuição dos subsídios de bloco (premiação por encontrar bloco) enfraquece a rede no longo prazo pois incentiva o desligamento de nós da rede uma vez que são menos rentáveis.

Nine detalha que o ataque vampiro "canaliza" usuários e liquidez de uma rede para outra, favorecendo instituições que acumulam esses valores fora do Bitcoin nativo. Ele citou a BlackRock, que lançou um ETF de Bitcoin, como exemplo de como a institucionalização pode sugar valores da rede, comprometendo seu ecossistema no futuro.

O especialista recomenda a autocustódia e o uso da rede do Bitcoin para transações diretas, evitando dependência de terceiros que possam comprometer a integridade da blockchain. Ele acredita que, embora a ameaça seja crescente, ainda não é um problema imediato para mineradores. No entanto, Nine adverte que, se essa tendência continuar, o Bitcoin poderá perder sua essência como uma rede independente, colocando em risco seu futuro como sistema descentralizado.

Postagem Anterior Próxima Postagem